Compromisso da Alta Administração da Corporação significa
"Walk The Talk" (coerência) e "Orçamento Adequado".
A Administração e acionistas têm o dever de fazer cumprir e
respeitar as leis e as políticas da empresa. Compliance é uma questão da
diretoria.
1. Políticas e comunicação dentro e fora da empresa:
Informação: A política de tolerância zero contra práticas de
corrupção deve ser claramente visível dentro e fora da empresa
2. Orçamento:
Recursos adequados e orçamento proporcional às atividades de
Compliance e projetos. O compromisso de nível superior para banir a corrupção e
a eficácia do seu Programa de Conformidade será medido pela análise de vários
fatores, como o risco setorial e área de atuação, a territorialidade, tipo de
negócio, o tamanho da empresa, e os recursos e orçamento proporcionado e
direcionado para o Programa de Conformidade.
3. Formação:
Todos os que estão potencialmente expostos a situações de
corrupção devem ser treinados para compreender o que caracteriza a corrupção,
os riscos associados com a corrupção e as melhores práticas para prevenir a
corrupção.
4. Ferramentas:
As organizações devem elaborar e aplicar processos * que se
adaptem à sua estrutura e sob medida para o seu risco específico corrupção. Ele
inclui ferramentas e informações de controle dos dados recolhidos e eventos de
Fusões e Aquisições pré e pós due diligences, terceiros e colaboradores due
diligences e treinamento.
5. Controle:
Controles apropriados devem ser realizados para garantir que as
políticas de prevenção de corrupção são devidamente aplicadas.
6. Prevenção X Curativo.
Estratégia e Independência do Departamento de Compliance.
As funções de Compliance têm o direito de supervisionar todas as
atividades da empresa e participar de decisões importantes.
O desenvolvimento mais importante do Compliance é ser capaz de
prevenir ações de fraude e não conformes, por isso o pessoal de conformidade
têm de ser envolvidos nas discussões de negócios antes de sua implementação.
* Os elementos da estrutura de um programa de conformidade:
• Apoio e comprometimento da alta administração
• padrões de conduta, políticas e procedimentos
• Educação e treinamento de funcionários e terceiros.
• avaliação dos riscos recorrentes, incluindo M & A.
• registos contabilísticos fiáveis
• Controles internos
• Procedimentos de prevenção de fraudes em processos
licitatórios e dentro de contratos com o setor público
• Supervisão do Cumprimento
• canal Denúncia
Renata Fonseca de Andrade
Attorney at Law Brazil and USA
-Anticorruption, Bribery & Compliance (ABC) Specialist
Chair of the Anticorruption &
Compliance Committee of OAB/SP Pinheiros
Member of the Compliance
Committee at IASP
Member of the Compliance on Third
Parties at Instituto Compliance Brasil
ABA SIL Member of the
Anticorruption Practices Committee and the International Procurement Committee.
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